terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Microfone X Vocalista




    Boa parte das pessoas acha que ser vocalista é uma coisa simples e fácil, mas, porém não sabem o quanto é complexo a arte de cantar, claro que isso serve apenas para vocalistas que se dedicam e querem fazer um som agradável, pois como em todas as outras funções ( baixo, guitarra etc...) existem pessoas que  fazem de qualquer jeito e não se importam com sonoridade alguma.



   A seguir , algumas dicas retiradas de um site, e outra dicas pessoais, para melhorar as apresentações de vocal, ou backing vocal em show de rock/metal/punk......

     Primeiro, é necessário ter consciência e um pouco de conhecimento por parte dos usuários. É muito simples!

    Em geral, os microfones funcionam basicamente da mesma forma (do mais barato ao mais caro). Segurando um microfone na mão ou estando na frente de um microfone preso em um pedestal, é importante certificar-se de que ele esteja apontado para a boca, na direção em que o usuário estiver falando.

    É comum ver pessoas segurando o microfone paralelamente ao corpo com a cápsula em direção ao teto e não em direção à boca. Esse cuidado é necessário por causa do "eixo de captação" do microfone. Uma regra bem simples irá ajudar a entender melhor sobre o "eixo de captação". Imagine que o microfone seja uma lanterna (essas de pilha que se leva no porta-luvas do carro). Se seguramos a lanterna paralelo ao corpo, ela irá iluminar o rosto mas com o foco apontado para cima. Ao direcionar a lanterna para a boca, o foco estará no local certo.

     Pense no microfone como sendo uma lanterna e "ilumine" sua boca, mantendo-o a uns dez centímetros de distância. É a posição em que o microfone estará captando a voz com melhor qualidade .


      Em segundo lugar, o operador da mesa de som tem que estar ligado ao que está acontecendo durante o show. O operador (ou técnico, deve estar atento às necessidades durante o show. Um vocalista pode fluir em algumas canções e se cansar em outras, devido ao desgaste do show. Isso tem que ser valorizado por quem está na mesa. Neste momento, levante o volume do microfone e retorne ao volume normal.



    É comumente ver vocalistas de bandas de Rock/Metal e suas vertentes  segurando o microfone pela cápsula , esse é um erro que sempre os produtores de palco e som, tentam corrigir nos vocalistas, mas pela empolgação do show ou por mania própria os vocalistas nunca se atentam a isso. Parece que não, mas segurar o microfone pela cápsula, tem seus pontos negativos, eu particularmente vejo dois pontos negativos.



  1. .       Se você segura pela cápsula, o publico/platéia ira achar, que você não tem potência natural  para fazer um vocal mais pesado ou agressivo, pois até uma criança de 07 anos, segurando o microfone pela cápsula e colocando a boca “colada” na cápsula consegue fazer um gutural extremo e agressivo. 

        2.       Ao segurar o microfone pela cápsula, e deixar a boca rente a cápsula, automaticamente você estará diminuindo e atrapalhando a captação do áudio e conseqüentemente, a letra da sua música não ira ficar legível . Só o fato de se cantar musicas extremas já deixam as musicas difíceis de entender, imagine então  fazendo os erros a cima. Isso é claro vale para bandas que querem mostrar a sua letra e ideologia .




 Veja na foto ao lado, que o Microfone está sendo segurando pela caspula. " geralmente os vocalistas seguram o microfone assim, como forma de voracidade e de peso em algumas partes das músicas"


       Um ultimo fator que vale lembrar para vocalistas e aprendizes é que cada um possua seu próprio kit vocal , Pois em uma banda, cada integrante possui seus acessórios, ex: o guitarrista/baixista , sempre levam uma extensão própria e seus cabos p10 reserva, o baterista leva todo seu “arsenal de guerra” e por que não o vocalista também levar os seus próprios equipamentos, que basicamente seriam :

·          

     01 microfone próprio ( pois as vezes no show, você acha microfones de marcas inferiores que podem diminuir o seu desempenho em palco, microfones com a cápsula enferrujada ou até mesmo microfones que estão com defeito e podem ocasionar pequenos choques elétricos)

·         01 cabo Cannon macho/fêmea , pois as vezes em shows e apresentações o cabo disponível é curto. E fazendo  a “gambiarra” de unir os cabos, você pode ter alguns metros a mais, para facilitar a sua transição no palco.

·         01 fita adesiva que pode ser usada para colar a “sobra de cabo” que fica sobre o palco, pois algum fã pode subir no palco e pisar e levar o seu cabo durante o show.



E por final, algumas dicas de compra para melhorar a vida artística dos vocalistas



 X____MICROFONES__________VOCALISTAS______DICAS_____________x

Nenhum comentário:

Postar um comentário